• Pedro Rafael Barata
  • prtbarata@gmail.com
  • O objectivo deste Blog não é mais do que uma "Montra Pessoal" de vinhos provados. Visitem e Comentem!
  • Caro Produtor, se tem interesse em divulgar os seus vinhos no Blog Os Vinhos, clique aqui!
  •     
        
  • RSS







Todos os Vinhos Provados no Blog Os Vinhos (6688)
Todos os Vinhos Provados em Eventos de Provas de Vinhos (4273)

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Prova de Vinhos no Club Gourmet (Set/2008)


No passado dia 12/09/2008 nas instalações do Clube Gourmet do El Corte Inglés em Lisboa, teve lugar a Apresentação de dois vinhos de dois produtores portugueses diferentes, nomeadamente do produtor Herdade da Mingorra do Alentejo e SOTA - Sociedade de Operação Técnica e Agrícola, Unipessoal, Lda da região Península de Setúbal.
Esta prova foi efectuada com a apresentação de 2 vinhos, 1 branco e 1 tinto.


Uvas Castas 2004 (Tinto)Uvas Castas 2004 (Tinto)

Região: Mesa Douro/Alentejo
Castas: Tinta Barroca e Tinta Roriz do Douro e Alfrocheiro e Aragonês do Alentejo
Produtor: Henrique Uva - Herdade da Mingorra
Álcool: 14%
Enólogo: Pedro Hipólito
Nota de Prova: Cor carregada e aromas iniciais muito complexos, que pouco a pouco vão abrindo para uma fruta madura e algumas especiarias, com ligeiro toque balsâmico e químico, na boca revela estrutura e vivacidade, a fruta está mais perceptível e a baunilha dá um ar da sua graça, boa frescura e com uma acidez interessante, termina de uma forma bem persistente.
Classificação Pessoal: 17
Domingos Damasceno de Carvalho Kol de Carvalho Reserva 2005 (Tinto)

Região: Regional Península de Setúbal
Castas:
Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot
Produtor: SOTA - Sociedade de Operação Técnica e Agrícola, Unipessoal, Lda
Álcool: 14%
Enólogo: Nuno Cancela de Abreu
Nota de Prova: Aromas frutados muito hamoniosos em conjunto com elegantes notas tostadas, dominadas pela baunilha e por um leve apimentado, na boca mostra frescura, uma grande envolvência e um volume imenso, taninos firmes que fazem prever uma boa capacidade de evolução em garrafa, equilíbrio e fineza são as notas dominantes durante a prova, é um vinho encorpado, estruturado e que tem um final vigoroso e cheio de persistência.
Classificação Pessoal: 17.5
Domingos Damasceno de Carvalho Kol de Carvalho Reserva 2005 (Tinto)

Etiquetas:

Nº de Comentários: 1

  • Anonymous Anónimo comentou na data de terça-feira, 18 novembro, 2008:

    Olá,meu nome é Luciano e escolhi como trabalho de conclusão de curso TCC o tema: Vinhos Finos Nacionais.
    Mal sabia, que na verdade estava abrindo uma porta que guardava um mundo além de desconhecido, imenso, romântico e por vezes solitário.
    Como qualquer brasileiro tinha como bebida preferida, a cerveja, e tive que aprender muito sobre vinhos, uvas, safras, e acho que hoje, já tenha aprendido 1% dessa imensidão de conhecimento nesse mundo apaixonante, romântico e histórico dos vinhos.
    Ocorre que à certo momento de meu trabalho, agora, tenho necessidade de fazer uma pesquisa com reais degustadores de vinhos, e isso está se tornando um tormento em meu trabalho justamente pelo fato destas pessoas serem tão difíceis de se encontrar, todo brasileiro bebe cerveja!
    Portanto gostaria de pedir ajuda aos frequentadores desse estimado blog, questionando a possibilidade de contar com o preenchimento desse questionário acadêmico que está tão difícil de ser respondido por reais degustadores de vinho.
    Caso alguns de vocês tenham condição de me ajudar, agradeço aos que puderem enviar um email para lduccini@hotmail.com para que eu possa enviar o questionário.
    Tratam-se de 22 perguntas fechadas, onde basta escolher uma opção, e logicamente caso hajam dúvidas no preenchimento estarei disponível para esclarecimentos.
    Um grande abraço à todos, e que Baco nos abençoe, Evoé.
    Luciano Duccini

Inserir Novo Comentário